RACISMO NO INTER – PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO JUNTO À FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL

A coluna de hoje é uma petição que acabei de Protocolar junto à Federação Gaúcha de Futebol. Já que a Maomé não vai à montanha…vamos ver agora o que acontece. Qualquer sócio do grêmio pode fazer a mesma coisa. não há ilegitimidade no pedido seja quem for que pedir. O delito foi confessado e é imprescritivel e inafiançável. Obrigação da autoridade em investigar. ao contrário do caso do Grêmio aonde a direção já negou a existência da suposta manifestação racista aqui estamos diante de uma confissão.

ILMO. SR. PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL

ILMO. SR. DR. PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ILMO. SR. PROCURADOR DE JUSTIÇA

CARLOS JOSIAS MENNA DE OLIVEIRA, brasileiro, divorciado, advogado inscrito na OAB/RS sob n.: 16.126, estabelecido com escritório na Travessa Francisco Leonardo Truda, n. 40, cj. 166, fones e email de rodapé, sócio do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense com matrícula n.: 5226, tendo sido diretor jurídico do clube no período de 1993 a 1998, conselheiro de 1194 a 2007 e Vice Presidente do Conselho de Administração no período de 2005/2007, vem respeitosamente a presença de V. Sas. dizer e requerer o quanto segue pedindo providências a fim de investigar denúncia de RACISMO no SCI a partir de declarações de seu próprio VICE PRESIDENTE:

1. Consoante farto noticioso jornalístico quer pelos meios tradicionais de veiculação quer pela via da INTERNET foi veiculado que por iniciativa da procuradoria teria sido aceito denúncia para investigação da suposta prática de racismo pela torcida do Grêmio face fato envolvendo jogador Zé Roberto no último clássico.

2. Parece que em que pese há muito o torcedor colorado ter incorporado o macaco como símbolo ( quer por faixas em jogos como por fantasias – o que é público e notório – e até mesmo pela criação de MOVIMENTOS com a denominação do animal como se vê do documento 01 retirado do site http://www.zanette.org/macaco/quem/index.htm por grupos de COLORADOS – além da própria entidade SCI ter como logotipo uma macaquinho para campanhas sociais em detrimento do tradicional Saci e, ainda, apesar de diversas manifestações e artigos sobre isto – docs. 02 = O PORQUÊ DO MACACO e A FARRA DA HIPOCRISIA = entre centenas de outros dos mais diversos autores ) ainda com frequência é atirado, ao torcedor do Grêmio, a pecha de racista.

2.1. Ainda que a história conte episódios retirados do próprio site da FGF sobre a origem do Grêmio, sobre a importância dos negros na sua formação (no site da FGF inclusive desmistifica-se o conto de que o atleta Tesourinha teria sido o primeiro negro a vestir a camiseta tricolor em meados do século passado, e dá conta de outros vários negros bem nos primórdios da criação do clube que se confunde com a própria origem do futebol brasileiro ), ainda que a estrela do pavilhão tricolor ostente uma homenagem a um negro, ainda que o hino do Grêmio tenha sido composto por um poeta negro estupendo e ainda que nas suas cores se ostente a orgulhosa preta, não falta quem, vez por outra, assassine a alma do torcedor Gremista, impingindo-lhe esta maldita acusação, tão ou mais criminosa do que o próprio cometimento preconceituoso.

3. O racismo é crime INAFIANÇÁVEL e IMPRESCRITÍVEL, razão pela qual, dada a sua gravidade, aconselhável e dever da autoridade – seja ela qual for, mesmo a administrativa – que até ´de ofício` investigue a sua prática.

4. Talvez, ou certamente, por isto, que o ilustre Procurador, fundado em denúncias feitas pelo Ilustre Vice Presidente do SCI, Dr. Roberto Siegmann, que dava conta de supostos atos de racismo cometidos pelo torcedor Gremista no último Grenal – segundo o denunciante – tenha tomado a atitude que tomou.

5. Ocorre, contudo, que esta providência se deu de forma incompleta, se não vejamos.

5.1. Vejam os senhores o doc. 04, cópia tirada do blog do próprio denunciante supramencionado, Sr. Roberto Siegman, artigo sob o título O RACISMO BANALIZADO – página na internet = http://robertosiegmanncolorado.blogspot.com/2011/05/o-racismo-banalizado.html

5.2. Verifiquem atentamente o texto do seu ilustre redator e mirem cuidadosamente o penúltimo parágrafo do texto.

Transcreve-se:

Tenho orgulho de ser gaúcho, mas não há dúvidas de que o nosso estado convive com uma banalização do racismo. Já vi manifestações racistas até mesmo nas cadeiras do Beira-Rio. Algo tem que ser feito. Um cidadão que assiste a uma manifestação racista deveria chamar um policial, denunciar e exigir a prisão em flagrante do ofensor. ( destacamos e grifamos ).

5.2.1. O texto encerra mais do que uma autêntica confissão !

Verifica-se:

5.2.1.1. A prática de racismo nas cadeiras do SCI denunciada pelo seu próprio VICE PRESIDENTE !

5.2.1.2. Inércia do denunciante quanto ao fato porque:

PRIMEIRO = regra primária em direito, qualquer cidadão pode, em vislumbrar flagrante delito, dar voz de prisão ao ofensor;

SEGUNDO = um magistrado, presumidamente mais esclarecido, estaria quase obrigado a proceder na voz de prisão por dever de ofício;

TERCEIRO = deveria ele ter dado ao assunto o mesmo encaminhamento que dá agora, levando denúncia à FGF ou ao TRIBUNAL DESPORTIVO para que fossem tomadas as providências que presentemente toma o Procurador com relação ao caso Grêmio ainda mais quando RECONHECE EXPRESSAMENTE :

Algo tem que ser feito. Um cidadão que assiste a uma manifestação racista deveria chamar um policial, denunciar e exigir a prisão em flagrante do ofensor.

Pois ele assistiu e fez o que ?

Ainda é tempo, que faça agora !

5.2.2. E, por derradeiro, o texto, que é público, deveria receber desta FGF, deste TRIBUNAL e antes, DO ILUSTRE PROCURADOR, a mesma atenção que recebeu as denúncias anteriores do mesmo denunciante, a fim de que sejam tomadas as providências mínimas que se exige para episódios como este, ofertando-se denúncia, e chamando-se, à inquirição, o seu autor, para que esclareça circunstâncias e pessoas envolvidas, porque inadmissível que ele não saiba nominar os envolvidos – ainda mais que flagrados nas cadeiras do clube – e também para que diga o porquê de, na ocasião, não ter tomado as mesmas providências de agora, tudo a fim de que seja esclarecido o fato, vislumbrado os seus autores e, com êxito ou não sobre tais questões, que haja com relação ao clube as mesmas providências que cabe ao caso e que por analogia são requeridas no episódio envolvendo o GFPA.

6. Tratando-se de um episódio de RACISMO, como registrado acima, crime INAFIANÇÁVEL e IMPRESCRITÍVEL, de intenso clamor popular, e dado seu conteúdo social, desimporta qualquer perquirição acerca da legitimidade de quem quer que seja para levar o caso a FGF ao TRIBUNAL e ou ao seu PROCURADOR eis que a natureza doa fato exige providência DE OFÍCIO, razão pela qual o petitório ora entregue se justifica por seus próprios termos, além do que é direito cívico e constitucionalmente assegurado o de petição.

P.D.

Porto Alegre RS, 1/6/2011.

CARLOS JOSIAS MENNA DE OLIVEIRA

OAB/RS 16126

Carlos Josias – @cajosias

About these ads

Publicado em 06/01/2011, em Grêmio 2011 e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Ótimo! Sem mais…

    @ednei_Aresco

  2. Joao da Silva

    Cara, tenho uma imagem e única no meu twitpic sobre isso. http://twitpic.com/4ztfr0
    Parabéns pela iniciativa e dica!!

  3. Sem o que comentar. Excelente.
    Grande Carlos Josias, meu respeito ao mestre!
    @inevitabilidade

  4. até porque , se cada um fizer sua parte, tudo dará certo. não se trata de time, mas de educação. Grande abraço

  5. Foi o própro SCI que aceitou colocar um macaco ( Animal ) como mascote do time .
    A tempos a torcida do inter vem injustiçando os gremistas dizendo que somos Racistas acho isso um absurdo !

  6. Marcos Almeida

    Obrigado por reagir a torcida do Grêmio precisava de uma ação assim

  7. Raquel Outeiro

    NOSSA!!!! ME EMOCIONEI. È ISSO MESMO .PARABÈNS,PARABÈNS PELA INICIATIVA È ISSO MESMO,ELES TEM INVEJA DA TORCIDA DO GRÊMIO,PQ NÃO EXISTE ND IGUAL NEM PARECIDA COM A NOSSA TORCIDA.MUITO OBRIGADA A TORCIDA GREMISTA AGRADECE DE CORAÇÃO.

  8. O que causa espanto e o fato os pangare ganharam o titulo,e conseguem acha coisa pra ofusca a conquista!
    Se perdem então era guerra mundial,iam disse que perderam por esta abalados pisicologicamente!
    A pergunta e QUAL SERÁ A PRÓXIMA INVENÇÃO DO Sr. Roberto Siegman

  9. Parabéns Amigo, pela baita iniciativa.
    Sempre em defesa dos interesses do Grêmio.

    Deste uma resposta que todos nós esperávamos vir da direção.

    Valeu!!
    Quebra-costela,
    Cláudio Medeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: